LILITH
Lilith na Crônica de Caim – A Mulher Diabo.
Lilith foi uma deusa muito cultuada na mesopotâmia, comparada a lua
negra, à sombra do inconsciente, ao mistério, ao poder, ao silêncio, à sedução,
à tempestade, à escuridão e à morte.
Antes de mais nada, Lilith representa a força feminina, aquela que busca sua afirmação e a igualdade. Nesse sentido, na cabala, Lilith representa a primeira mulher do Jardim do Éden, aquela que nasceu do barro, durante o período noturno, portanto, antes de Eva ser criada a partir da costela de Adão. Outra versão, aponta que Lilith, considerada a primeira Eva, foi criada independentemente de Adão, sendo que Caim e Abel teriam brigado por ela.
Acredita-se que Lilith costumava seduzir os homens, as crianças, os inválidos e os recém-casados, aprisionando-os e causando-lhes orgasmos extasiantes. Por esse motivo, pode representar o ódio contra a família, aos casais e aos filhos.
Antes de mais nada, Lilith representa a força feminina, aquela que busca sua afirmação e a igualdade. Nesse sentido, na cabala, Lilith representa a primeira mulher do Jardim do Éden, aquela que nasceu do barro, durante o período noturno, portanto, antes de Eva ser criada a partir da costela de Adão. Outra versão, aponta que Lilith, considerada a primeira Eva, foi criada independentemente de Adão, sendo que Caim e Abel teriam brigado por ela.
Acredita-se que Lilith costumava seduzir os homens, as crianças, os inválidos e os recém-casados, aprisionando-os e causando-lhes orgasmos extasiantes. Por esse motivo, pode representar o ódio contra a família, aos casais e aos filhos.
Lilith, A Dama (coberta), imaginada por Beth Hansen
Fuga de
Lilith
o Jardim do Éden, Lilith entrou em muitas
contradições com Adão, na medida em que almejava ter os mesmos direitos do
homem, já que ambos vieram da terra e, dessa maneira, buscava a igualdade por
meio da liberdade de escolher, opinar, decidir.
Diante desse impasse, Lilith fez acusações à
Adão e pronunciou encolerizada o nome de Deus, rebelando-se ao fugir para a
região do Mar Vermelho, local, que segundo a tradição hebraica, era habitado
por demônios e espíritos malignos. Ali, Lilith se torna então a esposa de
Samael, o senhor das forças do mal.
Lilith cercada de aves de rapina – By www.Mythinglinks.org
Visão Nórdiga - Cultura Celta
Visão Nórdiga - Cultura Celta
Adão e Eva
Após a fuga de Lilith, Adão queixou-se à Deus
sobre sua solidão e, para compensar sua tristeza, Deus criou Eva a partir da
costela de Adão. Importante destacar que Eva é considerada uma força
construtiva, ao contrário de Lilith, que representa a força destrutiva e a tentação,
visto que depois de sua fuga, volta ao paraíso em forma de serpente a fim de
ludibriar Adão e Eva. Desse modo, Eva representa o modelo feminino ideal pelo
padrão ético judaico-cristão, ou seja, a mulher, esposa e mãe, submissa e
direcionada para o lar.
Antes de mais nada, Lilith representa a força
feminina, aquela que busca sua afirmação e a igualdade. Nesse sentido, na
cabala, Lilith representa a primeira mulher do Jardim do Éden, aquela que
nasceu do barro, durante o período noturno, portanto, antes de Eva ser criada a
partir da costela de Adão. Outra versão, aponta que Lilith, considerada a
primeira Eva, foi criada independentemente de Adão, sendo que Caim e Abel
teriam brigado por ela.
Acredita-se que Lilith costumava seduzir os homens, as crianças, os inválidos e os recém-casados, aprisionando-os e causando-lhes orgasmos extasiantes. Por esse motivo, pode representar o ódio contra a família, aos casais e aos filhos.
Lilith confunde-se com Eva, mas não é Eva. Esta é a Eva, a ambiciosa e soberba, tentando igualar-se a Lilith. By Demetra George
A visão Judaico
-Cristã
Lilith é o
mais importante de uma pequena coleção de demônios femininos nomeados em lenda
judaica. Historicamente, ela é, na verdade, mais velha do que o judaísmo (pelo
menos o judaísmo como definido como um fenômeno pós-restauração). Sua primeira
aparição é, provavelmente, na antiga Suméria. Embora seja longe de ser certo,
ela pode ser um personagem secundário em um prólogo para a Epopéia de
Gilgamesh. No mundo antigo, ela também, por vezes, aparece em textos mágicos,
amuletos, etc, destinados a frustrar suas atividades. Ela aparece uma vez na
Bíblia (Isaías), em um contexto que a associa com os demônios do deserto, e,
novamente, em algumas passagens Rolos do Mar Morto claramente baseados na
referência Isaías.
Vemos um
pouco mais dela no judaísmo medieval Roman / início de tarde. Ela aparece com
freqüência em taças mágicas profiláticas. Nesse contexto, ela está claramente
associada ao parto (por exemplo, como uma ameaça), e talvez também como um
súcubo contra o qual os homens precisam de proteção. Nessas bacias ela é muitas
vezes contrariado, invocando os poderes de seus anjos nemesis: SNVI, Snsvi e
Smnglof (não sabemos o que as vogais para usar com esses nomes, mas presume-se
que se destinavam a ser pronunciável). Ela também aparece no Talmud, e está
claramente ligado com o mundo demoníaco. Aqui também, seu papel como súcubos
começa a tomar forma clara.
Algures
entre os séculos VIII e X, CE, ela faz uma aparição em uma obra satírica
intitulada o Alfabeto de Ben Sira. É aqui que ela está em primeiro lugar, dado
o que se tornou o seu mais famoso personagem: a primeira esposa de Adão (antes
de Eva). Nesta história, ela é criada em mais ou menos ao mesmo tempo, como o
homem, e, como foi Adam, para fora do solo. Devido a isso, ela tenta afirmar
sua igualdade - uma afirmação que Adam rejeita. Recusar-se a obedecer aos
desejos de Adão, ela escapa do Éden, e é posteriormente substituído pelo Eve
mais subserviente (que tem menos pretensão de igualdade, uma vez que ela foi
feita do lado de Adão). Tendo escapado Éden, Lilith assume seu papel conhecido
como baby-ladrão e mãe dos demônios. Ela também promete deixar os bebês
sozinhos que estão protegidos por amuletos com os nomes dos três anjos
mencionados acima.
Lilith, visão babilônica (Iraquiana)
Embora
seja verdade que houve uma tradição rabínica que Adam brevemente teve outra
mulher antes da criação de Eva (Gênesis Rabá), há uma grande quantidade de
dúvidas quanto à Lilith tinha qualquer ligação a todos para esta primeira
esposa de Adão história prévia a publicação do alfabeto. A natureza satírica do
Alfabeto lança mais dúvidas sobre a autenticidade desta conexão Lilith. Mas
qualquer que seja a sua origem, a relação entre Lilith ea primeira Eva parece
ter atingido um acorde com a imaginação popular judaica e é agora uma parte
inexorável dessas tradições. Ele tem sido capaz de funcionar tanto como "A
história de mulher 'a (em que Lilith é um modelo para as mulheres arrogantes),
e como uma história patriarcal (em que vemos as terríveis consequências de ser
uma mulher arrogante). Como um Midrash, ele também ajuda a resolver um problema
que decorre do fato de que Gênesis 1 tem a humanidade criou "homem e
mulher", mas quando chegarmos ao Gênesis 2, Adam parece estar sozinho e
precisa de um parceiro.
Literatura cabalística é ocasionalmente ciente da história do alfabeto, mas com
mais freqüência que não. Aqui Lilith geralmente aparece como um parceiro para
Samael (= Satanás), e como a expressão chefe feminino da (mal) emanação de Esquerda.
Em algumas passagens, ela participa da tentação de Eva / Adam, e, após a
expulsão, ela serve como súcubo para Adam, gerando hordas de demônios de sua
semente. Ela também é a personificação da tentação, e é para todos os efeitos,
identificados com a mulher Folly desde os primeiros capítulos de Provérbios. Em
uma história, ela, na verdade, serve como consorte para o Santo.
Lilith no Século XX By Chris Mitchell
Ela
também aparece na iconografia cristã. A maioria das pinturas medievais e
renascentistas tardios da tentação de Adão e Eva têm retratado a serpente como
tendo a cabeça de uma mulher e muitas vezes torso também. Este é normalmente
referido por historiadores de arte como 'Lilith', mas não há nenhuma história
judaica, que facilmente corresponde às representações pictóricas (a única
exceção é Bacharach, 'Emeq haMelekh 23c-d, mas é confuso e problemático na
melhor das hipóteses) . Sou levado a supor que havia versões cristãs do mito de
Lilith, em que a identificação entre ela e a serpente foram explicitados.
Infelizmente, nenhuma dessas versões sobreviveram em texto ou folclore
conhecido.
Lilith fez
uma espécie de renascimento na literatura início em meados do século 19.
Normalmente, ela representa o feminino lado negro (a parte que os homens temem
subliminarmente). Carl Jung fez uso dela como expressão privilegiada da anima
em homens (a fêmea suprimida dentro), e a melhor monografia sobre ela ainda
pertence a um dos discípulos de Jung (Siegmund Hurwitz).
Lilith, na visão Sumeriana 1950 a.C. Escultura em pedra.
Ela
também foi adotada por muitas feministas modernas, especialmente judias.
Baseado principalmente, ou exclusivamente, no alfabeto, ela é apresentada como
o proto-feminista, dispostos a sacrificar até mesmo o paraíso do Éden como o
custo necessário de liberdade e igualdade. É claro que seu papel como
baby-ladrão é geralmente menosprezadas (ou atribuído a uma camada patriarcal da
tradição). Alguns grupos neo-pagã assumiram sua causa, bem como, ou aceitar sua
natureza sombria como parte da realidade sagrada maior, ou encontrar a deusa
erótica dentro depois de remover a desordem do que eles defendem são
condenações e patriarcais monoteístas.
Finalmente, ela tem um lugar em vampiros ou como o primeiro e mais poderoso dos
vampiros, ou pelo menos como sua rainha. Ela é por vezes apresentado como quer
a filha ou a consorte de Drácula. Em seu papel como súcubo, ela tem, é claro,
em particular o controle de pesadelos e sonhos eróticos. Ela também rege uma
horda de outros súcubos e íncubos.
Tradução livre de Nathalia
Leão Garcia de Alan Humm.
http://jewishchristianlit.com/Topics/Lilith/
Lilith, A Dama (coberta), imaginada por Beth HansenLilith em uma visão diabólica que lhe foi atribuída.
Observe que por mais que tentem desfigurar sua beleza, ainda assim não conseguem.
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