H.P.BLAVATSKY
PENSAMENTOS
PENSAMENTOS
HELENA PETROVNA BLAVATSKY foi uma das figuras mais notáveis do mundo no último quartel do século XIX. Ela abalou e desafiou de tal modo as correntes ortodoxas da Religião, da Ciência, da Filosofia e da Psicologia, que é impossível ficar ignorada. Foi uma verdadeira iconoclasta - ao rasgar e fazer em pedaços os véus que encobriam a Realidade. Mas, porque estivesse a maioria presa às exterioridades convencionais, tornou-se o alvo de ataques e injúrias, pela coragem e ousadia de trazer à luz do dia aquilo que era blasfêmia revelar. Lenta mas seguramente, os anos se encarregaram de fazer-lhe justiça. Apesar das invectivas, considerava-se feliz por trabalhar "a serviço da humanidade', e deu provas de sabedoria ao deixar que as futuras gerações julgassem a sua magnífica obra (1).
Helena Petrovna Hahn nasceu prematuramente à meia-noite de 30 para 31 de julho (12 de agosto pelo calendário russo) de 1831, em Ekaterinoslav, na província do mesmo nome, ao sul da Rússia. Tão estranhos foram os incidentes ocorridos na hora do seu nascimento e por ocasião do seu batismo, que os serviçais da família lhe predisseram uma existência cheia de tribulações.
Helena foi uma criança voluntariosa, oriunda de uma linhagem tradicional de homens e mulheres influentes e poderosos. A história dos seus antepassados é a história mesma da Rússia. Séculos atrás, os nômades eslavos erravam através da Europa central e oriental. Tinham formas de governo próprias; mas, quando se estabeleceram em Novgorod, fracionaram-se em feudos, que se desavieram entre si, não sendo possível chegarem a uma conciliação.
Chamaram em seu auxílio Rurik (862 A.D. ), chefe de uma das tribos errantes de "Russ", homens do Norte ou escandinavos, que andavam à cata de mercado e procurando estender o seu domínio. Rurik veio e organizou em Novgorod o primeiro governo civil, que se constituiu em um centro opulento de comércio com o Oriente e o Ocidente. Foi ele o primeiro soberano e reinou pelo espaço de quinze anos. Durante sua vida, o filho Igor e o sobrinho Oleg consolidaram-lhe o domínio no Oeste e no Sul. Kiev tornou-se um grande Principado, e aquele que o governava era virtualmente o soberano da Rússia. Ao longo dos séculos, os descendentes de Rurik ampliaram as suas conquistas e a sua autoridade sobre todo o país. Vladimir I (m. 1015) escolheu o Cristianismo como religião do seu povo, e o chamado "paganismo" desapareceu. Yaroslav o Sábio (m. 1034) elaborou Códigos e os "Direitos Russos"- O sexto filho de Vladimir II (1113-24) foi Yuri, o ambicioso ou "dolgorouki". Este apelido persistiu como título de família. Yuri fundou Moscou, e sua dinastia deu origem aos poderosos Grão-Duques, cujos governos se caracterizaram por lutas violentas entre eles próprios. As hordas mongóis, em 1224, tiraram partido das divergências e sujeitaram os grupos turbulentos que se rivalizavam em sede de poder e posição. Mas Ivan III, um Dolgorouki, libertou-se em 1480 do jugo mongol; e Ivan IV exigiu ser coroado Czar, arrogando-se a autoridade suprema. Com a morte de seu filho terminou a longa e brilhante dinastia dos Dolgorouki. Mas a família ainda exercia influência nos dias dos Romanoff, até a morte da avó da Senhora Blavatsky, a talentosa e culta Princesa Elena Dolgorouki, que se casou com André Mikaelovitch Fadeef, o "mais velho" da linhagem Dolgorouki, da qual os Czares Romanoff eram considerados um dos ramos "mais novos".
Vê-se, pois, que a família de Helena pertencia à classe superior, na Rússia, com tradição e dignidade a preservar, sendo conhecida em toda a Europa. Helena era uma rebelde, e desde a infância sempre manifestou desprezo pelas convenções, o que não a impedia de compreender que as suas ações não deviam molestar a família, nem ferir-lhe a honra. Seu pai, o Capitão Peter Hahn, descendia de velha estirpe dos Cruzados de Mecklemburg, os Rottenstern Hahn. Em virtude de, aos onze anos de idade, haver perdido a mãe, mulher inteligente e devotada à literatura, Helena passou a adolescência em companhia de seus avós, os Fadeef, em um antigo e vasto solar de Saratov, que abrigava muitos membros da família e grande número de criados e servidores, por ser o seu avô Fadeef governador da província de Saratov.
A natureza de Helena estava fortemente impregnada de uma inata capacidade psíquica, de tal modo que constituía sua característica predominante. Ela se dizia (e o demonstrava) dotada da faculdade de comunicar-se com os habitantes de outras esferas ou mundos invisíveis e sutis, e com os entes humanos que consideramos "mortos". Essa potencialidade natural foi posteriormente disciplinada e desenvolvida. Sua educação recebeu a influência da posição social da família e dos fatores culturais então imperantes. Assim, ela era hábil poliglota e tinha excelentes conhecimentos musicais; de sua erudita avó herdou o senso científico e a experiência; e partilhava dos pendores literários que pareciam correr nas veias da família.
Em 1848, com a idade de 17 anos, Helena contraiu matrimônio com o General Nicephoro Von Blavatsky, governador da província de Erivan, que era um homem já entrado em anos- Existem muitas versões sobre a razão desse casamento; que não foi do seu agrado, ela o demonstrou desde o primeiro momento- Após três meses, abandonou o marido e fugiu para a casa da família, que a encaminhou ao pai. Receando ser obrigada a voltar para o General Blavatsky, tornou a fugir, no caminho; e durante vários anos correu o mundo em viagens cheias de aventuras. 0 pai conseguiu comunicar-se com ela e fez-lhe remessa de dinheiro. Ao que parece, manteve-se ela ausente da Rússia o tempo suficiente para poder legalizar a sua separação do marido.
Em 1851 Helena, agora Senhora Blavatsky ou H. P. B., teve o seu primeiro encontro físico com o Mestre, o Irmão Mais Velho ou Adepto, que fora sempre o seu protetor e a havia preservado de sérios perigos em suas irrequietas travessuras da infância. A partir desse momento, passou ela a ser a sua fiel discípula, obedecendo-lhe inteiramente à influência e diretiva. Sob a orientação do Mestre, aprendeu a controlar e dirigir as forças a que estava submetida em razão de sua natureza excepcional. Essa orientação conduziu-a através de várias e extraordinárias experiências nos domínios da "magia" e do ocultismo. Aprendeu a receber mensagens dos Mestres e a transmiti-Ias aos seus destinatários, e a enfrentar valentemente todos os riscos e incompreensões no seu caminho. Seguir o rastro de suas peregrinações durante o período desse aprendizado é vê-Ia em constante atividade pelo mundo inteiro. Parte do tempo ela o passou nas regiões do Himalaia, estudando em mosteiros onde se conservam os ensinamentos de alguns dos Mestres mais esclarecidos e espirituais do passado. Estudou a Vida e as Leis dos mundos ocultos, assim como as regras que devem ser cumpridas para o acesso a eles. Como testemunho desse estágio de sua educação esotérica, deixou-nos uma primorosa versão de axiomas espirituais em seu livro The Voice of Silence (A Voz do Silêncio).
Em 1873, H. P. Blavatsky viajou para os Estados Unidos da América, a fim de trabalhar na missão para a qual fora preparada. A alguém de menos coragem a tarefa havia de parecer impossível- Mas ela, uma russa desconhecida, irrompeu no movimento espiritualista, que então empolgava tão profundamente a América e, em menor escala, muitos outros países. Os espíritos científicos ansiavam por descobrir o significado dos estranhos fenômenos, e se defrontavam com dificuldades para abrir caminho em meio às numerosas fraudes e mistificações. De duas maneiras tentou H. P. B- explicá-los: 1.° pela demonstração prática de seus próprios poderes; 2.° afirmando que havia uma ciência antiqüíssima das mais profundas leis da vida, estudada e preservada por aqueles que podiam usá-la com segurança e no sentido do bem, seres que em suas mais altas categorias recebiam a denominação de "Mestres", embora outros títulos também lhes fossem conferidos, como os de Adeptos, Chohans, Irmãos Mais Velhos, Hierarquia Oculta, etc.
Para ilustrar suas afirmações, H.P.B. escreveu Isis Unveiled (Ísis sem Véu), em 1877, e The Secret Doctrine (A Doutrina Secreta), em 1888, obras ambas "ditadas" a ela pelos Mestres. Em Ísis sem Véu lançou o peso da evidência colhida em todas as Escrituras do mundo e em outros anais contra a ortodoxia religiosa, o materialismo científico e a fé cega, o ceticismo e a ignorância. Foi recebida com agravos e injúrias, mas não deixou de impressionar e esclarecer o pensamento mundial.
Quando H. P. B. foi "enviada" aos Estados Unidos, um de seus objetivos mais importantes consistiu em fundar uma associação, que foi formada sob a denominação de THE THEOSOPHICAL SOCIETY (Sociedade Teosófica), "para pesquisas e difundir o conhecimento das leis que governam o Universo"'. A Sociedade apelou para a "fraternal cooperação de todos os que pudessem compreender o seu campo de ação e simpatizassem com os objetivos que ditaram a sua organização" a. Essa "fraterna cooperação" tornou-se a primeira das Três Metas do trabalho da Sociedade, as quais foram durante muitos anos enunciadas nestes termos:
Primeira - Formar um núcleo de Fraternidade Universal na Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
Segunda - Fomentar o estudo comparativo das Religiões, Filosofias e Ciências.
Terceira - Investigar as leis inexplicáveis da Natureza e os poderes latentes do homem.
Foi recomendado à Senhora Blavatsky que persuadisse o Coronel Henry Steel Olcott a cooperar com ela na formação da Sociedade. Era um homem altamente conceituado e muito conhecido na vida pública da América, e tanto ele como H. P. B. tudo sacrificaram em prol da realização da tarefa que os Mestres lhes haviam confiado.
Ambos foram para a índia em 1879, e ali construíram os primeiros e sólidos alicerces do seu trabalho. A Sociedade expandiu-se rapidamente de país em país; sua afirmação de serviço pró-humanidade, a amplitude de seu programa, a clareza e a lógica de sua filosofia e a inspiração de sua orientação espiritual ecoaram de modo convincente em muitos homens e mulheres, que lhe deram o mais firme apoio. H. P. B. foi investida pelos Mestres com a responsabilidade de apresentar ao mundo a Doutrina Secreta ou Teosofia: ela era a instrutora por excelência; ao Coronel Olcott foi delegada a incumbência de organizar a Sociedade, o que ele fez com notável eficiência. Como era natural, esses dois pioneiros encontraram a oposição e a incompreensão de muita gente; especialmente H. P. B. Mas ela estava preparada para o sacrifício. Como escreveu no Prefácio de A DOUTRINA SECRETA: "Está acostumada às injúrias, e em contato diário com a calúnia; e encara a maledicência com um sorriso de silencioso desdém."
A fase mais brilhante e produtiva de H. P. B. foi talvez a que se passou na Inglaterra entre os anos de 1887 e 1891. Os efeitos do injusto Relatório da "Sociedade de Investigações Psíquicas" ( 1885) acerca dos fenômenos que ela produzia, assim como os dos ataques desfechados pelos missionários cristãos da índia, já haviam em parte desaparecido. Ao seu incessante labor de escrever, editar e atender à correspondência, somava-se a tarefa de formar e instruir discípulos capazes de dar prosseguimento à sua obra. Para este fim, organizou, com a aprovação oficial do Presidente (Coronel Olcott), a Seção Esotérica da Sociedade Teosófica. Em 1890 contava-se em mais de um milhar o número de membros que se achavam sob a sua direção em muitos países.
A DOUTRINA SECRETA se define por seu próprio título. Expõe "não a Doutrina Secreta em sua totalidade, mas um número selecionado de fragmentos dos seus princípios fundamentais". 1º) Mostra: que é possível obter uma percepção das verdades universais, mediante o estudo comparativo da Cosmogonia dos antigos; 2º) proporciona o fio que conduz à decifração da verdadeira história das raças humanas; 3°) levanta o véu da alegoria e do simbolismo para revelar a beleza da Verdade; 4º) apresenta ao intelecto ávido, à intuição e à percepção espiritual os "segredos" científicos do Universo, para sua compreensão. Segredos que continuarão como tais enquanto não forem entendidos.
H. P. B. faleceu a 8 de maio de 1891, deixando à posteridade o grande legado de alguns pensamentos dos mais sublimes que o mundo já conheceu. Ela abriu as portas, há tanto tempo cerradas, dos Mistérios; revelou, uma vez mais, a verdade sobre o Homem e a Natureza; deu testemunho da presença, na Terra, da Hierarquia Oculta que vela e guia o mundo. Ela é reverenciada por muitos milhares de pessoas, porque foi e é um farol que ilumina o caminho para as alturas a que todos devem ascender.
Josephine Ransom
Adyar, 1938
Adyar, 1938
(1) Veja-se o Prefácio de H. P. B. á edição de 1888.
(2) Capítulo XI dos Estatutos primitivos.
(3) Preâmbulo original.
Helena Petrovna Blavatsky - a corajosa e fascinante personagem da renascença ocultista que floresceu na metade do século dezenove" - foi uma revolucionária do pensamento humano. Sua obra monumental de informações e denúncias culturais abalou os dogmas e a história de nosso tempo. Ela passou quase toda sua vida mergulhada a desvendar o mistério do ser humano, construindo um sistema de pensamento novo e ao mesmo tempo antigo. H. P. B. foi, antes de tudo, uma poderosa pensadora. O pensar era a sua terrível arma contra a ignorância de sua época. Do alto de suas cátedras, os sábios oficiais e intocáveis foram queimados por uma nova forma de pensar o Universo.
Em 1921, um discípulo e amigo Winfred A. Parley,
compilou uma extensa coleção de citações e pensamentos de H. P. B.;
posteriormente, esse material foi publicado pela Editora Teosófica da
Inglaterra.
No ano de 1970, foram convocados vinte teósofos de
todo o mundo para selecionar outras citações da pensadora, as quais fazem parte
hoje do Calendário da Sabedoria, publicado pela The Theosophical Publishing
House. No Brasil a publicação desta obra foi feita pela Editora Pensamento, com
tradução de Joaquim Gervásio de Figueredo, e cujo trabalho serviria de base
para a nossa pesquisa.
Há, também, em português, editada pela Ground, um
Glossário Teosófico, de H. P. B., enfeichando mais de 18.000 verbetes sobre
esoterismo, ciências ocultas, hermetismo, espiritualidade, religião e outros
segmentos do conhecimento, cuja leitura se torna obrigatória para o estudante
de Teosofia.
A maioria dos pensamentos abaixo listados foram
selecionados por membros da Sociedade Teosófica no Brasil.
"O universo é a combinação de milhares de elementos, e contudo é
expressão de um simples espírito - um caos para os sentidos, um cosmos para a
razão."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"Se há um espírito imortal desenvolvido no homem, ele deve existir
em tudo o mais, pelo menos em estado latente ou germinal; pode ser apenas uma
questão de tempo para que cada um destes germes torne-se plenamente
desenvolvido."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"A Doutrina Secreta ensina o progressivo aperfeiçoamento de todas
as coisas, tanto dos mundos como dos átomos. E este estupendo aperfeiçoamento
não tem um começo concebível nem um fim imaginável. Nosso "Universo"
é apenas um de um infinito número de Universos, todos eles "Filhos da
Necessidade", porque na grande cadeia cósmica de Universos cada elo
acha-se numa relação de efeito com referência ao antecessor, e de causa com
referência ao sucessor."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"O altruísmo é uma parte integral do auto-aperfeiçoamento. Mas
temos de discernir. Ninguém tem o direito de inanir-se até a morte para que outrem
possa ter alimento, a não ser que a vida deste último obviamente seja mais útil
do que a do primeiro. Mas é seu dever sacrificar o próprio conforto e trabalhar
pelos outros se estes estão incapacitados para o trabalho."
(A Chave da Teosofia)
(A Chave da Teosofia)
"A harmonia no mundo físico e matemático dos sentidos é justiça no
mundo espiritual. A justiça produz harmonia e a injustiça discórdia; a
discórdia, numa escala cósmica, significa caos - aniquilação."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"Os maus pensamentos são menos prejudiciais do que os pensamentos
utópicos e medíocres. Porque contra os maus pensamentos estais sempre alerta, e
estando determinados a combatê-los e vencê-los, essa determinação vos auxilia a
desenvolver a força de vontade. Os pensamentos medíocres, ao contrário, servem
simplesmente para distrair a atenção e desperdiçar energias."
(Ocultismo Prático)
(Ocultismo Prático)
"A idéia da Absoluta Unidade estaria inteiramente fragmentada em
nossa concepção se não tivéssemos algo concreto, diante de nossos olhos, que
contivesse essa Unidade. E a deidade, sendo absoluta, deve ser onipresente; por
isso é que nenhum átomo deixa de contê-LA em si. As raízes, o tronco e seus
muitos galhos são três objetos distintos, e no entanto formam uma
árvore."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Meditação, abstinência em tudo, observação dos deveres morais,
pensamentos agradáveis, boas ações e palavras amáveis, como também a boa
vontade com todos e o total esquecimento do Eu, são os meios mais eficazes de
obter conhecimento e preparar-se para a recepção da sabedoria
superior."
(Ocultismo Prático)
(Ocultismo Prático)
"Um alto desenvolvimento das faculdades intelectuais não implica a
verdadeira vida espiritual. A presença de uma alma intelectual humana,
altamente desenvolvida numa pessoa... é perfeitamente compatível com a ausência
de Buddhi, ou a alma espiritual. A não ser que o primeiro evolua ou se
desenvolva dos ou sob os benéficos raios da última, ele permanecerá sempre e
tão-somente uma progênie direta dos princípios terrestres, inferiores, estéreis
quanto às percepções espirituais, sepulcro magnificente, luxurioso, cheio de
ossos secos de matéria_ decomposta em seu interior."
(Revista Lúcifer)
(Revista Lúcifer)
"A perfeição, para ser completa, deve nascer da imperfeição; o
incorruptível deve brotar do corruptível, tendo a este por veículo, base e
contraste."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"O Homem, como Homem Arquetípico ou Adão, é feito para conter todo
o Sistema Cabalístico. Ele é o grande símbolo e a sombra projetados pelo Cosmos
manifestado, que em si é o reflexo do princípio impessoal e sempre
incompreensível. Esta sombra supre com sua estrutura - o pessoal nascido do
impessoal - uma espécie de símbolo objetivo e tangível de todas as coisas
visíveis do Universo."
(Revista Lúcifer)
(Revista Lúcifer)
"Os antigos... compreenderam o fato de que as relações recíprocas
entre os corpos planetários são tão perfeitas quanto as que existem entre os
corpúsculos sangüíneos que flutuam num fluido comum, e que cada um é afetado
pelas influências combinadas dos restantes, uma vez que cada um por sua vez
afeta todos os demais."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"Os juramentos nunca impõem uma obrigação, até que cada homem
compreenda plenamente: 1º) que a humanidade é a mais alta manifestação na Terra
da Suprema Deidade Invisível; 2º) que cada homem é uma encarnação de seu Deus;
3°) quando o sentido de responsabilidade pessoal estiver tão desenvolvido nele
que considere o perjúrio o maior insulto possível a si mesmo e à humanidade.
Nenhum juramento impõe uma obrigação de fato, a não ser quando prestado por
alguém que, sem qualquer juramento, guarde solenemente uma palavra de
honra."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"A pessoa dotada da faculdade de pensar nas coisas mais
insignificantes do plano superior do pensamento, em virtude de tal dom tem, por
assim dizer, um poder plástico de formação em sua imaginação real. Sobre o que
quer que essa pessoa pense, seu pensamento será tão ou mais intenso que o
pensamento de uma pessoa comum, que por esta mesma força obtém o poder de
criação."
(Revista Lúcifer)
(Revista Lúcifer)
"A humanidade - pelo menos em sua maioria - detesta refletir, mesmo
em benefício próprio. Magoa-se, como se fora um insulto, ao mais humilde
convite para sair por um momento das velhas e batidas veredas e, a seu
critério, ingressar num novo caminho para seguir em alguma outra
direção."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"A mente recebe indeléveis impressões mesmo de conhecimentos ou
pessoas casualmente encontradas apenas uma vez. Assim como alguns segundos de
revelação da chapa fotográfica sensibilizada é tudo o que se necessita para
preservar indefinidamente a imagem de um objeto, o mesmo acontece com a
mente."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"O motivo certo para a busca do autoconhecimento é aquele que
pertence ao conhecimento e não ao eu. O autoconhecimento merece ser procurado
em virtude de ser conhecimento e não em virtude de pertencer ao eu. O principal
requisito para adquirir o autoconhecimento é um amor puro. Buscai o
conhecimento por puro amor, e o autoconhecimento finalmente coroará o
esforço."
(Ocultismo Prático)
(Ocultismo Prático)
"A força centrípeta não poderia manifestar-se sem a centrífuga na
revolução harmoniosa das esferas; todas as formas são produtos desta força dual
da natureza."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"A sabedoria oriental ensina que o espírito tem de passar pelo
ordálio da encarnação e da vida, e ser batizado com a matéria antes de poder
atingir a experiência e o conhecimento. Só após isso ele recebe o batismo da
alma, ou autoconsciência, e pode retornar à sua condição original de um deus,
mais a experiência, terminando com a onisciência. Em outras palavras, ele pode
retornar ao estado original da homogeneidade da essência primordial, somente
através da frutificação do Karma, que é o único capaz de criar uma absoluta
deidade consciente, distante apenas um grau do TODO absoluto."
(Revista Lúcifer)
(Revista Lúcifer)
"Vivemos numa atmosfera de escuridão e desespero... porque nossos
olhos estão voltados e fitos na terra, repleta de manifestações físicas e
grosseiramente materiais. Se, ao invés disso, o homem, prosseguindo na jornada
de sua vida, olhasse não para o céu - o que é apenas uma figura de retórica -
mas para dentro de si mesmo, e centralizasse seu ponto de observação no homem
interior, muito logo escaparia dos rolos compressores da grande serpente da
ilusão."
(Revista Lúcifer)
(Revista Lúcifer)
A magia, como ciência, é o conhecimento destes princípios e da maneira
como a onisciência e onipotência do espírito e seu domínio sobre as forças da
natureza podem ser adquiridas pelo indivíduo, mesmo estando ainda no corpo
físico. Como arte, a magia é a aplicação deste conhecimento na prática."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"A filosofia platônica era a da ordem, sistema e proporção.
Abrangia a evolução dos mundos e espécies, a correlação e conservação da
energia, a transmutação da forma material, a indestrutibilidade da matéria e do
espírito. Sua posição a este respeito estava muito à frente da ciência moderna,
e enfeixava o arco de seu sistema filosófico com um fecho a um tempo perfeito e
inabalável."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"O egoísmo pessoal é que excita e estimula o homem a abusar de seus
conhecimentos e poderes. O egoísmo é um edifício humano, cujas janelas e portas
estão sempre escancaradas para que toda espécie de iniqüidades entre na alma
humana."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"A doutrina fundamental da filosofia esotérica não admite
privilégios ou dons especiais no homem, salvo aqueles adquiridos por seu
próprio Ego, através de esforços e méritos pessoais, durante toda uma longa
série de metempsicoses e reencarnações."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Para tomar-se autoconsciente, o Espírito deve passar pelos
diversos ciclos de existência, atingindo na Terra o seu ápice no homem. O
Espírito em si é uma abstração negativa inconsciente. Sua pureza é inerente,
não adquirida por mérito; daí que para tornar-se o mais elevado Dhyan Chohan
(Senhor de Luz), é necessário que todo Ego atinja a plena autoconsciência como
humano, isto é, consciente, sintetizado para nós no Homem."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Atinge-se a cultura espiritual pela concentração. Deve ser
continuada diariamente e ser usada a todo o momento. A meditação foi definida
como a ´cessação da atividade externa do pensamento´. Concentração é a total
tendência da vida para um dado fim."
(Ocultismo Prático)
(Ocultismo Prático)
"Não há nenhum bem ou mal em si, como não há nem "elixir da
vida" nem "elixir da morte", nem veneno em si. Tudo está contido
na única e mesma essência universal, dependendo os resultados do grau de sua
diferenciação e de suas várias correlações. O seu lado de luz produz vida,
saúde, bem-aventurança, paz divina, etc.; o lado de trevas traz morte, doenças,
tristezas e conflitos."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"A Natureza revela seus mais íntimos segredos e partilha a
verdadeira sabedoria somente àquele que busca a verdade por amor à própria
verdade, e que aspira ao conhecimento para conferir benefícios aos outros, não
à sua insignificante personalidade."
(Revista Lúcifer)
(Revista Lúcifer)
"Karma é uma lei infalível, que nos planos físico, mental e
espiritual da existência ajusta o efeito à causa. Assim como não existe causa
sem efeito - desde uma perturbação cósmica até o movimento de nossas mãos;
assim como cada coisa engendra sua semelhante, da mesma forma o Karma é aquela
lei invisível e desconhecida que sábia, inteligente e eqüitativamente ajusta
cada efeito à sua causa e leva esta ao seu produtor."
(A Chave da Teosofia)
(A Chave da Teosofia)
"Não há nenhum Demônio, nenhum Mal fora do gênero humano para
produzir um Demônio. O Mal é uma necessidade no Universo Manifestado, e um dos
seus sustentáculos. É uma necessidade para o progresso e a evolução, tanto
quanto a noite é necessária para a produção do dia, e a morte para a produção
da vida, afim de que o homem possa viver por todo o sempre."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Uma lei oculta ensina que todo homem corrige seus defeitos
individuais, aperfeiçoa, por pouco que seja, o organismo de que é parte
integrante. Do mesmo modo, ninguém peca ou sofre os efeitos do pecado, sozinho.
De fato, não existe nenhuma "separatividade". A mais achegada
aproximação desse estado egoísta, que as leis da vida permitem, está na intenção
ou motivo."
(A Chave da Teosofia)
(A Chave da Teosofia)
"Resumindo tudo em poucas palavras, MAGIA é SABEDORIA espiritual. A
Natureza é a aliada, aluna e serva do mago. Um princípio comum, vital, penetra
todas as coisas, e é controlável pela vontade do homem perfeito. O Adepto pode
estimular os movimentos das forças naturais nas plantas e animais num grau
sobrenatural. Tais fatos não são obstruções da Natureza, mas aceleramentos em
que são dadas condições de ação vital mais intensa."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"O Karma não cria nem planeja nada. É o homem quem planeja e cria
causas, e a Lei Cármica ajusta o efeito. Tal ajustamento não é um ato, mas a
harmonia universal que tende sempre a reassumir sua posição original, tal qual
um galho de árvore que, puxado violentamente para baixo, retorna com igual
violência. Se o braço que o puxou se deslocar ou quebrar, quem teria sido o
causador do sofrimento? O galho ou a nossa insensatez?"
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Uma completa familiaridade com as faculdades ocultas de tudo que
existe na Natureza, tanto visível quanto invisível; suas mútuas relações,
atrações e repulsões, bem como sua causa, investigada até o princípio
espiritual que penetra e anima todas as coisas; a habilidade para prover as
melhores condições para que tal princípio se manifeste - noutras palavras, um
profundo e exaustivo conhecimento das leis naturais - essa era e é a base da
Magia."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"A oração é uma ação enobrecedora quando é um intenso sentimento,
um ardente desejo emitido de nosso próprio coração para o bem de outros, e
quando inteiramente isento de qualquer objetivo egoísta, pessoal."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"A vontade do Criador, pela qual todas as coisas foram feitas e receberam
seus primeiros impulsos, é propriedade de todo ser vivente. O homem, dotado de
uma espiritualidade adicional, tem a maior partilha dessa vontade. Ele obterá
maior ou menor sucesso no uso do poder mágico da mesma, proporcionalmente à
matéria nele existente."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"Nós produzimos causas, e estas despertam as forças correspondentes
no Mundo Sideral. Elas são magnéticas e irresistivelmente atraídas por aqueles
que as produzem, e reagem sobre tais pessoas, sejam praticamente os malfeitores
ou simplesmente "pensadores" que nutrem maldades."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Agir e agir sabiamente no momento oportuno, esperar e esperar
pacientemente quando é hora de repouso, põem o homem em sintonia com as marés
cheias e baixas, de sorte que, com a natureza e a lei como apoio, e a verdade e
a beneficência como farol, ele pode realizar maravilhas."
(Ocultismo Prático)
(Ocultismo Prático)
"A roda da Lei gira rapidamente. Mói noite e dia. Separa do dourado
grão as cascas inúteis, e da farinha o farelo. A mão do Karma guia a roda,
cujas rotações marcam as palpitações do coração cármico."
(A Voz do Silêncio)
(A Voz do Silêncio)
"A idéia teosófica da caridade significa esforço pessoal pelos
outros; compaixão e bondade pessoais, interesse pessoal pelo bem estar dos que
sofrem; simpatia pessoal, providência e assistência em seus sofrimentos e
necessidades."
(A Chave da Teosofia)
(A Chave da Teosofia)
"Pela radiante luz do oceano magnético universal, cujas ondas
elétricas abarcam o Cosmos, e em seu incessante movimento penetram cada átomo e
molécula da infinita criação, os discípulos do mesmerismo - não obstante a
pobreza de seus vários experimentos - intuitivamente percebem o alfa e o ômega
do grande mistério. Sozinho, o estudo deste agente, que é o divino alento, pode
desvendar os segredos da psicologia e da fisiologia, dos fenômenos cósmicos e
dos espirituais."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"O reto pensamento é uma boa coisa, mas o pensamento solitário
pouco vale; precisará ser traduzido em ação."
(Theosophist)
(Theosophist)
"Ninguém deve entrar no Ocultismo, nem mesmo tocar nele, antes de
estar perfeitamente familiarizado com seus próprios poderes, e de saber como
comensurá-lo com suas próprias ações. E isto ele só pode fazer estudando a
filosofia do Ocultismo antes de entrar num treinamento prático. Caso contrário,
fatalmente ele cairá na Magia Negra."
(Revista Lúcifer)
(Revista Lúcifer)
"Quedamo-nos estupefatos diante do mistério que nós próprios
fabricamos, e dos enigmas da vida que não queremos resolver, e depois acusamos
a grande Esfinge de nos devorar. Mas, em verdade, não há um acidente em nossa
vida, não há um dia mau ou uma desgraça cuja causa não possa ser encontrada em
nossas próprias ações, nesta ou noutra existência. Se alguém infringe as leis
da harmonia ou, conforme a expressão de um teósofo, as "leis da
vida", deve estar preparado para cair no caos que ele mesmo
produziu."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"O único decreto do Karma - decreto eterno e imutável - é a
Harmonia completa no Mundo da Matéria, como o é no Mundo do Espírito. Portanto,
não é o Karma que nos pune ou recompensa, porém somos nós mesmos que nos
recompensamos ou punimos, segundo trabalhemos com a Natureza, pela Natureza e
de acordo com a Natureza, obedecendo ou transgredindo às leis de que depende
essa Harmonia."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Pitágoras ensinava que todo o universo é um vasto sistema de
combinações matematicamente corretas. Platão mostra a deidade geometrizada. O
mundo é sustentado pela mesma lei de equilíbrio e harmonia sobre a qual foi
construído."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"Certamente o homem não é nenhuma criação especial. Ele é o produto
do trabalho do aperfeiçoamento gradual da Natureza, semelhante a qualquer outra
unidade vivente nesta Terra. Mas isto é apenas com referência ao tabernáculo
humano. Aquilo que vive e pensa no homem e sobrevive a essa forma é o "Eterno
Peregrino", a protéica diferenciação no Espaço e Tempo do Uno
"Incognoscível" e Absoluto."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Parabrahman, a Realidade única, o Absoluto, é o campo da
Consciência Absoluta, isto é, aquela Essência que está além de toda relação com
a existência condicionada, e da qual a existência consciente é um símbolo
condicionado. Mas desde que, em pensamento, passemos desta (para nós) Absoluta
Negação, sobrevém a dualidade no contraste de Espírito (ou Consciência) e
Matéria, Sujeito e Objeto.
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"A idéia que um homem tem de Deus é aquela imagem de luz ofuscante
que vê refletida no espelho côncavo de sua própria alma, e contudo isso não é
Deus, mas apenas Seu reflexo. Sua glória está ali, porém é a luz de seu próprio
Espírito que ele vê: é tudo o que ele pode comportar. Quanto mais claro o
espelho, tanto mais brilhante será a divina imagem. Mas o mundo exterior não
pode testemunhá-lo no mesmo momento."
(Ísis sem Véu)
(Ísis sem Véu)
"Há uma lei fundamental do Ocultismo que diz não haver repouso ou
cessação de movimento na Natureza. Aquilo que parece repouso é apenas a mudança
de uma forma para outra; a mudança de substância anda de mãos dadas com a de
forma - conforme nos ensina a Física oculta."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"O pensamento é uma energia que afeta a matéria de várias maneiras,
mas a consciência em si, como a entende e explica á Filosofia oculta, é a mais
elevada qualidade do princípio senciente espiritual em nós, a Alma Divina (ou
Buddhi) e nosso Ego superior - e não pertence ao plano da
materialidade."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"A Doutrina Secreta ensina a identidade fundamental de todas as
Almas com a Alma Suprema Universal, sendo esta um aspecto da Raiz Desconhecida.
Ensina também a peregrinação obrigatória para todas as Almas - centelhas
daquela Alma Suprema -através do Ciclo Reencarnatório, durante todo esse
período, de acordo com a Lei Cíclica e Cármica."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
A mente requer purificação toda vez que nos irritamos, que dizemos uma
falsidade, ou divulgamos faltas alheias. Devemos purificá-la, toda vez que
falamos ou fazemos qualquer coisa, com a finalidade de bajular, ou quando
alguém é enganado pela insinceridade de nossas palavras ou de nossos
atos."
(Ocultismo Prático)
(Ocultismo Prático)
"Os ensinos secretos referentes à evolução do Cosmos Universal não
podem ser ministrados, já que não poderiam ser compreendidos pelas mais altas
mentalidades desta época, e parece haver poucos Iniciados, mesmo entre os
maiores, aos quais é permitido especular sobre este assunto... os Instrutores
dizem claramente que nem mesmo os Dhyani-Chohans jamais penetraram nos
mistérios que se acham além dós limites que separam do Sol Central os bilhões
de sistemas solares. Portanto, os ensinos transmitidos se referem apenas ao
nosso Cosmos visível, após uma Noite de Brahmâ."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Por aquela intuição superior adquirida por meio da Teosofia - ou
Conhecimento Divino - que projetou a mente, do mundo da forma para o do
espírito sem forma, o homem tem sido às vezes capaz, em todos os séculos e em
todos os países, de perceber coisas no mudo interior ou invisível."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Lúcifer - o Espírito da Iluminação Intelectual e Liberdade de
Pensamento-é, metaforicamente, o farol orientador que ajuda o homem a encontrar
o seu caminho por entre as rochas e bancos de areia da Vida. Pois Lúcifer, em
seu aspecto mais elevado, é o Logos, e no mais baixo, o "Adversário"
- ambos refletidos em nosso Ego."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Para o Ocultista oriental, a Árvore do Conhecimento, no Paraíso do
próprio coração do homem, torna-se a Árvore da Vida Eterna, e nada tem a ver
com os sentidos animais do homem. É mistério absoluto que se revela somente
através dos esforços do Manas aprisionado, o Ego, para libertar-se da
escravidão da percepção sensória, e ver à luz da única e eterna Realidade
presente."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Não pode haver nenhuma real libertação do pensamento humano nem
expansão dos descobrimentos científicos, enquanto não for reconhecida a
existência do espírito, e aceita como um fato a dupla revolução".
(A Modern Panarion)
(A Modern Panarion)
"Vários são os pensadores que, ao estudar os sucessos e reveses das
nações e grandes impérios, têm-se surpreendido com uma característica idêntica
em suas histórias, a saber, a inevitável repetição de acontecimentos similares,
depois de iguais períodos de tempo."
(Cinco Anos de Teosofia)
(Cinco Anos de Teosofia)
"Imaginar que um cérebro humano possa conceber algo que nunca
dantes foi concebido pelo "cérebro universal" é falácia e vaidosa
presunção. No melhor dos casos, o primeiro pode apanhar, aqui e ali, perdidos
vislumbres do "Pensamento Eterno" depois que este assumiu alguma
forma objetiva, quer no Universo visível, quer no invisível."
(A Modern Panarion)
(A Modern Panarion)
"Nos idos dias de Sócrates e de outros sábios da antiguidade, como
agora, aqueles que estão desejosos de aprender a grande Verdade sempre terão
sua oportunidade se apenas "procurarem" encontrar alguém que os
conduza à porta de ´quem sabe quando e como´."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Tudo é vida, e cada átomo, mesmo da poeira mineral, é uma VIDA,
embora isso esteja além de nossa compreensão e percepção, porque está fora do
âmbito das leis conhecidas por aqueles que rejeitam o Ocultismo."
(A Doutrina Secreta)
(A Doutrina Secreta)
"Está bem, Ouvinte. Prepara-te, pois terás que viajar sozinho. O
Instrutor pode apenas indicar o caminho. A Senda é uma para todos; os meios
para chegar à meta variam com os peregrinos."
(A Voz do Silêncio)
(A Voz do Silêncio)
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