Quase todo mundo conhece a história dos Reis Magos, mas nem todos sabem que eles eram astrólogos e que o dia 6 de janeiro, além de ser dedicado aos homens que teriam presenteado Jesus, também é dia do Astrólogo.
“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes,eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém” (Mateus 2:1-2)
Os Reis Magos são citados apenas uma vez na Bíblia, no Evangelho de Mateus. Embora a citação bíblica esteja no plural, não especifica quantos eram. Segundo a tradição, eram três, chamados Gaspar, Melchior e Baltasar e, muitos séculos depois, associados à Índia, Pérsia e Arábia, respectivamente. Note-se que eles não são chamados de reis, mas de magos, palavra com origem no latim e no grego e que significa sábios ou sacerdotes, o que indica que eram homens que detinham muitos conhecimentos, inclusive sobre astrologia, matéria que não estava totalmente separada da astronomia e que tinha grande importância no Oriente Médio naquela época.
Acreditava-se que, assim como estrelas cadentes pressagiavam grandes acontecimentos, algum evento celeste significativo deveria prenunciar o nascimento do Messias. Os Reis Magos, utilizando de seus vastos conhecimentos, teriam estudado a configuração celeste e viajado milhares de quilômetros, seguindo o brilho da Estrela de Belém, que anunciava o nascimento de Jesus, o Cristo. Há hipóteses modernas que identificam esta estrela com a conjunção simultânea, que aconteceu no ano 7 antes de Cristo, na constelação dos Peixes, mas talvez seja mais um simbolismo da narrativa. Consta que os Reis Magos procuravam o rei Herodes e que teriam encontrado Jesus logo após o seu nascimento, para lhe ofertar os presentes que haviam trazido: ouro, incenso e mirra. No entanto, algumas versões dão conta que eles só teriam encontrado Jesus quando ele já era um menino.
De acordo com uma tradição medieval, os Reis Magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois do primeiro Natal, em Sewa, uma cidade da Turquia, onde teriam morrido. Seus corpos teriam sido levados para Milão, na Itália, onde teriam permanecido até o século 12, quando o imperador germânico Frederico dominou a cidade e teria trasladado as urnas mortuárias para Colônia, na Alemanha. Até, hoje, quem visita a catedral da cidade é informado que ali repousam os restos mortais dos Reis Magos, embora alguns estudiosos não acreditem nessa versão.
Na verdade, não há comprovação ou evidência histórica inequívoca da existência dessas pessoas, o que não diminui a beleza da simbologia do nascimento de Cristo narrado no Evangelho de Mateus. Seja como for, em muitas culturas em várias partes do mundo, o dia 6 de Janeiro é dedicado aos Reis Magos e é neste dia que é feita a troca de presentes. Aqui no Brasil, a data é conhecida como a Festa de Santos Reis, importante manifestação cultural do nosso povo. E não por acaso, no dia 6 também se comemora o Dia do Astrólogo.
Parabéns a todos que se dedicam ao estudo desse saber milenar.
Fonte: https://www.viastral.com.br/materia/os-reis-magos-e-a-astrologia/
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Namastê!